terça-feira, 22 de outubro de 2013

"Keep Calm and Carry On"

Oi, 

Hoje surgiu uma duvida muito estranha, da onde veio da ideia do cartaz Keep Calm and Carry On (Tenha calma e siga em Frente). Usamos muito essa imagem nas redes sociais e até em camisetas, mas quem inspirou essa idéia?




Como sou uma pessoinha muito da curiosa, fui procurar saber, e segundo alguns sites,  é um cartaz motivacional, de criador desconhecido, produzido pelo Governo do Reino Unido em 1939 durante o início da Segunda Guerra Mundial para ser usado somente se os alemães conseguissem invadir a Grã-Bretanha.

Parece que o cartaz teve um tiragem limitada e não deixou ele muito conhecido na época. Em 2000, 61 anos depois de ser impresso, que o pôster caiu na boca do povo. Aparentemente ele estava em um sebo na costa nordeste da Inglaterra no meio de livros empoeirados. Quando o encontrou, a dona da livraria o enquadrou e o pendurou na parede do estabelecimento. O pôster fez tanto sucesso entre os clientes que os donos decidiram imprimir cópias da imagem e comercializá-las. Foi aí que a frase começou a ganhar o mundo.

Segundo o site do Wikipedia , o cartaz foi o terceiro de uma série de três. Os dois primeiros da série que traziam os dizeres "Your Courage, Your Cheerfulness, YourResolution Will Bring Us Victory", com 800.000 impressões, e "Freedom is in Peril, defend it with all your might", com 400.000 cópias, foram emitidos e utilizados em todo o país para fins de motivação, já que o Ministério da Informação imaginou que as primeiras semanas da guerra seriam desmoralizantes para a população. O planejamento começou em abril de 1939. Em junho os designs foram montados, e em agosto de 1939 eles já estavam a caminho para a impressão, para ser colocados dentro de 24 horas antes do início da guerra. Os cartazes foram concebidos para ter um padrão uniforme, tendo um design associado ao Ministério da Informação, com uma tipografia única e reconhecível, como uma mensagem do rei ao seu povo. O ícone de uma coroa foi escolhido para ficar no topo do cartaz, ao invés de uma fotografia. Os slogans foram criados por funcionários públicos, sendo Waterfield criador do "Your Courage", como um "Grito de guerra que trará o melhor de nós e nos colocarão em um estado mental ofensivo de imediato". Estes cartazes foram pensados como "uma declaração de dever para o cidadão", desprovidos de imagem, para serem acompanhados por designs mais coloquiais. O "Your Courage" foi muito mais famoso durante a guerra e foi o primeiro a ser feito e distribuído. A imprensa, com medo da censura, se resguardou, e por este motivo muito do material relativo a estes textos foram mantidos em arquivos.

Os outros cartazes são esses abaixo:




("A liberdade está em perigo, defenda-a com toda sua força")



("Sua coragem, sua alegria, sua determinação nos trarão vitória"),

O cineasta Temujin Doran, diretor do curta que narra a história do pôster, as palavras são a chave para o sucesso: “trata-se de uma voz histórica, que oferece uma mensagem simples e sincera para inspirar a população a superar tempos difíceis. É um conselho que nunca envelhece: mantenha-se calmo e siga em frente”.

Para quem se interessar em assistir o curta ele esta ai abaixo, mas infelizmente é em Inglês, mas vale a pena pois é muito interessante.



Espero que tenham gostado da curiosidade.


Bjs


Ju


Um comentário:

  1. Oi, Jucelene!
    Eu somente conhecia a história e o cartaz "Keep Calm and Carry On". Os outros dois não sabia da existência. Obrigada por compartilhar!
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir